1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Portuguese English Spanish

 

Dados do Município

Município de Alto Caparaó

Alto Caparaó é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2008 era de 5.257 habitantes.

Ocupa uma área de 104,571 km², situando-se a 997 metros de altitude. Alto Caparaó está a 54 km da cidade de Carangola e a 47km de Manhuaçu.

 

Etimologia

O topônimo é formado pelo adjetivo português alto mais o termo de língua indígena kaparaó "águas que rolam das pedras".

Geografia

Pertencente a Zona da Mata Mineira próximo a divisa com o Espírito Santo no município ficam localizados o Pico do Cristal com 2.770 metros de altitude e parte do Pico da Bandeira, o ponto mais alto de Minas Gerais e o 3° mais elevado do Brasil, com 2.892 metros de altitude, porém a maior parte fica localizada no município capixaba de Ibitirama. A Serra do Caparaó tem a segunda maior cota de altitude do Brasil, perdendo apenas para a Serra do Imeri, sendo a menor cota de altitude de 997m, nela se localiza o maior desnível do Brasil.

Hidrografia

Rio Caparaó no Vale Verde

A hidrografia do local destaca-se por apresentar rios de águas cristalinas que nascem dentro do Parque Nacional do Caparaó. Os rios Caparaó, José Pedro são os mais importântes da região. No Rio José Pedro que corta o Vale Encantado estão pequenas cachoeiras e poços para banho e próxima a Tronqueira encontra-se a grande Cachoeira Bonita, com seus 80 metros de altura. Já o Rio Caparaó, em suas partes mais baixas, corta o Vale Verde, que tem uma cachoeira e várias piscinas naturais, além de área para piquenique, com churrasqueiras, vestiários e sanitários. Esse rio que corta o município pertence a Bacia Hidrográfica do Rio Itabapoana e suas águas tem como destino final o Oceano Atlântico.

Clima

A cidade apresenta clima tropical de altitude, com temperatura média anual entre 19 °C e 22 °C, sendo, Fevereiro mais quente, e julho mais frio. A pluviosidade está em torno de 1.000 mm anuais, e as maiores ocorrências de chuvas estão entre os meses de novembro a janeiro. No inverno ocorrem geadas diariamente na Serra do Caparaó onde a temperatura mínima média é de -5°C negativos no Pico da Bandeira, sendo que esse valor pode chegar a até -10°C.

Economia

Grande parte da área do município é coberta por lavouras de café. Outra parte é ocupada pelo Parque Nacional do Caparaó. A cafeicultura e o turismo são as duas principais atividades econômicas do município.

Turismo

 

Alto Caparaó pertence ao Circuito Turístico do Pico da Bandeira e é um dos portais de entrada para o Parque Nacional do Caparaó, a outra entrada do Parque fica no município de Dores do Rio Preto. O Parque é seu principal atrativo turístico onde estão localizados a Cachoeira Bonita, os vales: Verde e Encantado, o Pico da Bandeira, o Pico do Cristal entre outros.

Estrutura Turística

Devido a localização privilegiada em relação ao Pico da Bandeira a cidade de Alto Caparaó é possuidora de uma rede hoteleira composta por hotéis, pousadas e chalés rústicos. Dentro do Parque Nacional existem dois campings: O primeiro deles é o Tronqueira com estrada de acesso a veículos e o segundo o Terreirão com acesso apenas por trilhas que localisa-se no meio do trajeto entre o primeiro acampamento e o Pico da Bandeira.

Parque Nacional do Caparaó

 

 

Criado em 24 de maio de 1961 pelo decreto federal nº 50.646, tem como objetivo proteger além do Pico da Bandeira, amostras representativas de ecossistemas de "campos de altitude", e da floresta sub-caducifolia tropical, como também espécies da fauna ameaçadas de extinção. O Parque Nacional do Caparaó está entre os mais visitados do país, sendo foco atrativo para o desenvolvimento do ecoturismo, gerando empregos diretos e indiretos devidos a esta atividade.

 

Subir ao Topo