Quarta, 23 Abril 2014 09:23

Força da Natureza

Rio Alto Caparaó em dias de muitas chuvas

Infelizmente, nos últimos dias estamos vendo muitas tragédias por causa das chuvas, enchentes, queda de barreiras.

Quando essas tragédias provocadas pela natureza acontecem ficamos nos perguntando de quem é a culpa, e muitas das vezes jogamos a responsabilidade nas “costas” dos órgãos públicos.

Muitas pessoas constroem suas casas em lugares que não deveriam construir, beira de rios e encostas de morros, quando as chuvas caem com muita intensidade o pior pode acontecer, algumas alegam que não tem outro lugar para construir suas casas e por isso construirão ali.
Cidades são construídas nas margens dos rios, ocupam as duas margens, quando chove os rios enchem e transbordam inundando varias ruas e casas.
As pessoas aproveitam a proximidade das casas com os rios e jogam todo o esgoto dentro do rio (Alto Caparaó, Caparaó, Espera Feliz, Carangola, Alto Jequitibá, Manhumirim, Manhuaçu e muitas outras). Hoje observamos as cidades tentando retirar os esgotos de dentro dos rios, não é fácil, mas muitas estão empenhadas. Alto Caparaó é uma delas.
Observamos pessoas colocarem a culpa nas administrações públicas por causa das enchentes e deslizamentos de barrancos, observamos que eles não estão muito erradas, não pelo fato de que as Prefeituras não tomaram providências para evitarem as tragédias, mas por não fiscalizarem os locais aonde as pessoas estão construindo suas casas.
Alto Caparaó desde dezembro do ano passado tem o CODEMA (conselho municipal de desenvolvimento ambiental) o CODEMA entre varias atribuições tem a responsabilidade de orientar e autorizar ou não construções  e ocupação do solo na área urbana. Conselheiros do CODEMA vão até o local pretendido pelo cidadão (a) para construção, observa se o local está ou não em área de preservação permanente as APP.

Áreas de Preservação Permanente

As Áreas de Preservação Permanente são áreas de grande importância ecológica, cobertas ou não por vegetação nativa, que têm como função preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem estar das populações humanas. Como exemplo de APP estão as áreas de mananciais, as encostas com mais de 45 graus de declividade, os manguezais e as matas ciliares. Essas áreas são protegidas pela Lei Federal nº 4.771/65 (alterados pela Lei Federal nº 7.803/89).