Endereço:
Rua Ludovina Emerick, 321, Água Verde.
Telefone:
(32) 3747 2507
Responsável pela unidade:
WELLINGTON VITAL DA SILVA
E-mail da unidade:
Horário de funcionamento:
Descrição:
Competências:
Área de RH , responsável pela folha de pagamento, admissões, concessões de benefícios, avaliação de estágios probatórios, aposentadorias e afastamentos;
Área de Patrimônio , que realiza o controle dos bens móveis e imóveis da Prefeitura;
Área de Protocolo , que recebe e retorna informações, solicitações e documentos requeridos pelos contribuintes e visitantes;
Área de Compras , que centraliza as compras e a contratação de serviços, além de controlar o estoque de todas as secretarias;
Consulte as publicações de editais AQUI
Serviço de manutenção e limpeza, que é responsável pela conservação do prédio da Prefeitura e pelo serviço de copa.
Área de Tributos, que é responsável pela fiscalização de imóveis, impostos entre outros e emissão de documentos e faturas relacionados.
Setor Licitação, que realiza os processos licitatórios para aquisição de materiais diversos.
Financeiro e contábil, que é responsável pelo pagamento de contratos feitos a prefeitura e controle dos gastos.
Endereço:
Rua Ludovina Emerick, 321, Água Verde
Telefone:
(32) 3747-2507
Responsável pela unidade:
THAIRIK SHENAYDER MARTINS DOS SANTOS
E-mail da unidade:
compras.pmaltocaparao@gmail.com
Horário de funcionamento:
08h00 às 11h00 e 12h00 às 16h00.
Endereço:
Rua Ludovina Emerick, 321, Água Verde
Telefone:
(32) 3747-2507
Responsável pela unidade:
SIMONE DE PAULA NEVES DE ALMEIDA
Endereço:
AV. Pico da Bandeira, 1267 - Bairro Independência
Telefone:
(32)3747-2502
Responsável pela unidade:
MARA DALILA EMERICH DOS SANTOS JACOMEL
E-mail da unidade:
Horário de funcionamento:
Descrição:
Bolsa Família
Quem pode fazer parte do Programa Bolsa Família?
As famílias com renda mensal de até R$ 140 (cento e quarenta reais) por pessoa devidamente cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
A renda da família é calculada a partir da soma do dinheiro que todas as pessoas da casa ganham por mês (como salários e aposentadorias). Esse valor deve ser dividido pelo número de pessoas que vivem na casa, obtendo assim a renda per capita da família.
Quais os valores pagos pelo Programa Bolsa Família?
Variam de R$22,00 (vinte e dois reais) a R$200,00 (duzentos reais), de acordo com a renda mensal por pessoa da família e com o número de crianças e adolescentes de até 15 anos e de jovens de 16 e 17 anos.
O Programa Bolsa Família tem três tipos de benefícios: o Básico, o Variável e o Variável Vinculado ao Adolescente.
O Benefício Básico, de R$ 68 (sessenta e oito reais), é pago às famílias consideradas extremamente pobres, aquelas com renda mensal de até R$ 70 (setenta reais) por pessoa (pago às famílias mesmo que elas não tenham crianças, adolescentes ou jovens).
O Benefício Variável, de R$ 22,00 (vinte e dois reais), é pago às famílias pobres, aquelas com renda mensal de até R$ 140,00 (cento e quarenta reais) por pessoa, desde que tenham crianças e adolescentes de até 15 anos. Cada família pode receber até três benefícios variáveis, ou seja, até R$ 66,00 (sessenta e seis reais).
O Benefício Variável Vinculado ao Adolescente (BVJ), de R$ 33,00 (trinta e três reais), é pago a todas as famílias do Programa que tenham adolescentes de 16 e 17 anos freqüentando a escola. Cada família pode receber até dois benefícios variáveis vinculados ao adolescente, ou seja, até R$ 66,00 (sessenta e seis reais).
As famílias cadastradas deverão procurar o gestor municipal para atualizar o cadastro sempre que houver modificação de dados da renda da família, entrada ou saída de pessoas na família, mudança de endereço, mudança de município e mudança de escola.
Ao ser incluída no programa, a família se compromete a cumprir as condicionalidades do programa, nas áreas de saúde e educação, que são manter as crianças e adolescentes em idade escolar freqüentando a escola e cumprir os cuidados básicos em saúde, ou seja, o calendário de vacinação, para as crianças entre a e 6 anos, e a agenda pré e pós-natal para as gestantes e mães em amamentação.
Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC-LOAS ao idoso e à pessoa com deficiência:
O que è?
O Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC-LOAS, é um benefício da assistência social, integrante do Sistema Único da Assistência Social – SUAS, pago pelo Governo Federal, cuja a operacionaliização do reconhecimento do direito é do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS e assegurado por lei, que permite o acesso de idosos e pessoas com deficiência às condições mínimas de uma vida digna.
QUEM TEM DIREITO AO BPC-LOAS?
- Pessoa Idosa - IDOSO: deverá comprovar que possui 65 anos de idade ou mais, que não recebe nenhum benefício previdenciário, ou de outro regime de previdência e que a renda mensal familiar per capita seja inferior a ¼ do salário mínimo vigente.
- Pessoa com Deficiência: deverá comprovar que a renda mensal do grupo familiar per capita seja inferior a ¼ do salário mínimo, deverá também ser avaliado se a sua deficiência o incapacita para a vida independente e para o trabalho, e esta avaliação é realizada pelo serviço de pericia médica do INSS
Como calcular a renda familiar?
Considerado o número de pessoas que vivem na mesma casa: assim entendido: o requerente, cônjuge, companheiro(a), o filho não emancipado de qualquer condição, menor de 21 anos ou inválido, pais, e irmãos não emancipados, menores de 21 anos e inválidos. O enteado e menor tutelado equiparam-se a filho mediante a comprovação de dependência econômica e desde que não possua bens suficientes para o próprio sustento e educação.
O benefício assistencial pode ser pago a mais de um membro da família?
Desde que comprovadas todas a condições exigidas. Nesse caso, o valor do benefício concedido anteriormente será incluído no cálculo da renda familiar.
O benefício deixará de ser pago quando houver superação das condições que deram origem a concessão do benefício ou pelo falecimento do beneficiário. O benefício assistencial é intransferível e, portanto, não gera pensão aos dependentes.
Passe livre
Mais que um benefício criado pelo Governo Federal, o Passe Livre é uma conquista da sociedade. Um avanço que trouxe mais respeito e dignidade para o portador de deficiência.
Com o Passe Livre, você vai poder viajar por todo o país. Use e defenda o seu direito. O bom funcionamento do Passe Livre depende também da sua fiscalização. Denuncie, sempre que souber de alguma irregularidade. Faça valer a sua conquista. E boa viagem!
Quem tem direito ao Passe Livre?
Portadores de deficiência física, mental, auditiva ou visual comprovadamente carentes.
Quem é considerado carente?
Aquele com renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo. Para calcular a renda, faça o seguinte:
Veja quantos familiares residentes em sua casa recebem salário. Se a família tiver outros rendimentos que não o salário (lucro de atividade agrícola, pensão, aposentadoria, etc.), esses devem ser computados na renda familiar.
Some todos os valores.
Divida o resultado pelo número total de familiares, incluindo até mesmo os que não têm renda, desde que morem em sua casa.
Se o resultado for igual ou abaixo de um salário mínimo, o portador de deficiência será considerado carente.
Quais os documentos necessários para solicitar o Passe Livre?
Cópia de um documento de identificação. Pode ser um dos seguintes:
certidão de nascimento;
certidão de casamento;
certidão de reservista;
carteira de identidade;
carteira de trabalho e previdência social;
título de eleitor.
Atestado (laudo) da Equipe Multiprofissional do Sistema Único de Saúde (SUS), comprovando a deficiência ou incapacidade do interessado.
Requerimento com declaração de que possui renda familiar mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo nacional.
Carteira do Idoso
A carteira do Idoso é o instrumento de comprovação para o acesso ao benefício estabelecido pelo artigo 40 da Lei no. 10.741, o Estatuto do Idoso. A carteira do idoso deve ser gerada apenas para as pessoas idosas que não tem como comprovar a renda igual ou inferior a 2( dois) salários mínimos.
Endereço:
Rua Ludovina Emerick, 321, Água Verde.
Telefone:
(32) 3747 2507
Responsável pela unidade:
SILÉSIA DIAS DOS SANTOS
E-mail da unidade:
Horário de funcionamento:
Descrição:
A Secretaria é responsável pela política Educacional do município, coordenando as escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Organiza o transporte escolar, a merenda, a manutenção do patrimônio da educação e vários projetos educacionais.
Escolas: A Prefeitura de Alto Caparaó tem feito grandes investimentos na área de educação, mesmo a cidade sendo pequena, após a construção da nova escola, o município contará com 3 escolas e uma creche que atende tranquilamente a população da cidade.
Clique no AQUI para acessar os arquivos:
Endereço:
Rua Ludovina Emerick, 321, Água Verde
Telefone:
Responsável pela unidade:
EDIEL DA SILVA LAGE
E-mail da unidade:
Horário de funcionamento:
Descrição:
composta por diversas equipes de trabalho.
Equipe de Limpeza Urbana, responsável pela manutenção e conservação das ruas e praças da cidade.
Equipe do Lixo, faz recolhimento de todo o lixo urbano.
Equipe de Pavimentação, faz a conservação de ruas e também executa asfaltamento da cidade, além de manutenção e implantação de redes de esgoto pluvial.
Almoxarifado: O almoxarifado centraliza o estoque de equipamentos de uso da Prefeitura.
Endereço:
Avenida Pico da Bandeira
Telefone:
(32) 3747-2757
Responsável pela unidade:
MARCO ANTÔNIO LOVANTINO
E-mail da unidade:
Horário de funcionamento:
7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h00min.
Descrição:
O órgão coordena o Posto de Saúde da cidade, e através dele, atende os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) nas especialidades de clínica geral, pediatria, ginecologia, obstetrícia e odontologia.
Também oferece serviços de fisioterapia, nutrição, psiquiatria e encaminhamento para clínicas especializadas.
Planeja e executa programas de vacinação para crianças, gestantes e idosos. Distribui medicação básica e encaminhamento para medicamentos especiais.
Promove transporte de doentes para outras cidades. Realiza ações e eventos visando a prevenção.
Farmácia: Fornece medicamentos sem custos para pessoas carentes e para pessoas cadastradas em algum grupo, como hipertensos e diabéticos.
Endereço:
Rua Ludovina Emerick, 321, Água Verd
Telefone:
(32)3747-2507 - Ramal 204
Responsável pela unidade:
RAMIRO HORST DE AGUIAR
E-mail da unidade:
Horário de funcionamento:
08h00 às 11h00 e 12h00 às 16h00.
Clique para acessar:
CODEMA
SIAM
O Sistema Integrado de Informações Ambientais (Siam) foi criado visando a integração e descentralização dos sistemas autorizativo e fiscalizatório através de ferramentas de tecnologias modernas, com objetivo de implantar o sistema integrado de informações ambientais.
A integração do Sistema de Licenciamento é fruto da intenção da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) e do consenso técnico na busca da minimização de esforços, recursos e investimentos para a produção sistemática de informações digitais geográficas e georeferenciadas sobre Minas Gerais.
O sistema possui uma base de dados georeferenciada única para agilizar todos os processos de licenciamento ambiental em curso nas instituições vinculadas. Contém diversos mapas do Estado em escalas de origem e dados sócio-econômico-culturais georeferenciados. Esta base é atualizada a partir das aplicações desenvolvidas nos próprios órgãos através da equipe responsável pelo seu gerenciamento.
O Sistema disponibiliza ainda informações sobre os focos de calor no Estado baseando-se na detecção de “pontos quentes” na superfície da terra identificados quatro três satélites: o NOAA 12, O NOAA 16, o TERRA/MODIS e o satélite meteorológico GOES. Esses equipamentos identificam os focos de calor e fornecem as coordenadas geográficas desses pontos que são disponibilizadas no SIAM.
O sistema de busca de legislação do SIAM armazena todas as normas ambientais federais e estaduais, acessíveis de forma simples.
Contém ainda um sistema on-line para os grandes consumidor de produtos e subprodutos florestais que devem prestar contas até 24 horas após o recebimento do carvão vegetal por meio eletrônico.
Clique aqui para acessar o SIAM. O endereço é www.siam.mg.gov.br.